terça-feira, 24 de setembro de 2013

Boas razões para estudar o grego do Novo Testamento

Ocasionalmente, até os estudantes de teologia questionam: "Será que preciso mesmo estudar o grego bíblico"? As razões para não estudar são muitas, mas anotarei apenas as mais comuns:

1) PREGUIÇA: estudar dá trabalho e muitos gostam do caminho largo e espaçoso!
2) PRECONCEITO: o ignorante justifica sua ignorância afirmando que os estudiosos e seus estudos não tem valor - de fato, há um preconceito popular contra o estudioso, pois as pessoas sem conhecimento não se sentem aptas para enfrentá-lo com suas armas, portanto, difamam-no.
3) FALSO PRAGMATISMO: dizem que o grego não serve para nada no ministério cristão. Isso é pura ignorância, pois não existe ferramenta mais útil ao pregador, professor e conselheiro cristão.

ENTRE AS BOAS RAZÕES PARA APRENDER O GREGO KOINÊ, RESSALTO:

1. Para ler o livro que vamos ensinar.
Quem não lê grego (NT) ou hebraico (VT) tem que reconhecer que depende das traduções. Tem que reconhecer que está um pouco mais distante do texto do que poderia está se abrisse os originais. Tem que reconhecer que está interpretando um livro que não lê. Deus escreveu um livro, logo, temos que ler. As traduções que temos são boas, mais ler os originais é muito melhor.

2. Para ter humildade e perspectiva histórica.
Quando lemos o NT em grego, percebemos que estamos lidando com um documento de outra cultura e época. Isto deve nos impedir de projetar ao texto os significados que porventura nos pareçam apropriados: ficamos humildes e buscamos os sentido do texto em sua época e cultura, para depois pensar na transposição disto para outros.

3. Para servir a igreja e o mundo.
O conhecimento do grego (e do hebraico) é uma poderosa ferramenta. Ocasionalmente, uma questão ou dúvida sobre um texto, resolve-se pela simples leitura do original. O povo de Deus e o mundo precisam de pessoas que saibam bem o que estão falando e que falam a verdade.

"Alvaro César Pestana"
Grego para Bárbaros,
Recife, PE. 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário