quinta-feira, 17 de outubro de 2013

DIÁCONO, QUEM PODE SER?

Esses dias um colega me fez a seguinte pergunta: André, quem pode se um diácono na igreja? E quem é que faz a escolha? Qual é a sua opinião sobre esse assunto?
Bem, fiquei muito lisonjeado com o interesse do colega em querer ouvir a minha opinião sobre esse assunto. Porém, falei pra ele que nós temos em nossas mãos algo mais importante do que qualquer opinião do homem. A BÍBLIA. A PALAVRA DE DEUS. E ela, a BÍBLIA, é a autoridade MAIOR E ÚNICA no que diz respeito à Igreja. Que tal examinarmos a palavra de Deus sobre esse assunto? Vamos fazer isso agora?
1º QUEM PODE SER UM DIÁCONO NA IGREJA?
 Na 1ª carta que Paulo o Apóstolo escreveu a Timóteo, ele descreveu algumas características fundamentais e necessárias na vida do HOMEM que desejasse SERVIR como diácono na igreja. 1Tm 3: 8-13. São elas:
1-      Homens de palavra e sérios. 2- Não devem beber muito vinho nem ser gananciosos. 3- Devem se apegar a palavra revelada da fé (A BÍBLIA) e ter sempre a consciência limpa. 4- A esposa (do candidato) a diácono também deve ser respeitável e não faladeira. 5- Deve ter somente uma esposa e ser capaz de governar bem os seus FILHOS (plural) e toda sua família.  NTLH, da Sociedade Bíblica do Brasil.
E em At 6: 3 Lucas também relatou algumas características fundamentais e necessárias, são elas:
1-      HOMENS de confiança. 2- Cheios do Espírito Santo. 3- Com sabedoria.
2º QUEM FAZ A ESCOLHA?
Na narrativa histórica de Atos capítulo 6: 1-7, Lucas descreve muito bem como esse processo deve acontecer. Vamos examinar?
No versículo 2 A BÍBLIA DIZ, que os 12 Apóstolos reuniram todos os discípulos/comunidade dos seguidores de Jesus/congregação, ... No versículo 3, os mesmos 12 Apóstolos disseram:Irmãos/comunidade/congregação, escolham entre vocês sete HOMENS, ...
DEPOIS DE EXAMINARMOS O QUE A BÍBLIA DIZ, MINHA OPINIÃO É ESSA:
a)      O que mais me chama a atenção hoje é a questão de a bíblia fazer menção ao uso do PLURAL no que diz respeito aos filhos dos homens que desejam servir a igreja como diáconos. Pra mim, está claro o que a bíblia diz sobre a pluralidade dos filhos/mais de um, em vez do singular/um. “deixe a bíblia falar”

b)      Fica claro pelo exame/estudo da bíblia, que a comunidade/congregação é quem escolhe/indica os seus diáconos.  Nunca a liderança. “deixe a bíblia falar”

Em Cristo,

André Martins.
Um aprendiz, seguindo as pegadas do mestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário