segunda-feira, 5 de maio de 2014

AS CONDIÇÕES PARA TORNAR-SE UM DISCÍPULO FIEL.


“O Discipulado – Para Obedecer a Tudo o Que Ele Ordenou”

AS CONDIÇÕES PARA TORNAR-SE DISCÍPULO FIEL

Podemos ler em Lucas 14 palavras que nos orientam a tomar decisões que irão nos tornar discípulos bem sucedidos. v. 25 – Diz que uma grande multidão seguia Jesus.
 De fato, quando Jesus esteve na terra, muitas pessoas o seguiam.
 Alguns o seguiam para talvez ver algum milagre, ou talvez para receber algum milagre.
 Talvez houvesse entre a multidão curiosos que gostariam de satisfazer sua curiosidade com respeito a este homem tão falado, tão comentado.
 Mas, certamente também poderíamos encontrar entre eles pessoas sinceras que sabiam o que significava ser um seguidor de Jesus Cristo. o Mas, de qualquer forma, Lucas registra o momento em que Jesus voltou-se para a multidão, não para festejar dizendo: “Olha que bom que vocês todos estão me acompanhando! Que bom ter tanta gente aqui!”.
 Talvez eu faria isto se estivesse lá.  Mas, Jesus voltou-se para a multidão para dizer a ela o que é necessário para se tornar um discípulo verdadeiro e bem sucedido. Quais são as condições?

v. 26.  Jesus usa a partícula condicional “se” nas frases em que explica o que é necessário para ser um discípulo – “se’ alguém”... não faz determinadas coisas “não pode ser meu discípulo”. o Depois ele faz uma afirmação forte ao dizer “não pode ser meu discípulo”.
 Isso deve chamar nossa atenção, porque Jesus está falando sobre coisas essenciais, realmente necessárias, indispensáveis, para que aquele que pretende segui-lo seja bem sucedido neste propósito.

1. Amar Jesus acima de todos os outros e até de si mesmo – Lucas 14.26.
 Jesus começa falando sobre a necessidade de amá-lo acima de todos ou outros e até de si mesmo – ler v. 26 novamente.  Todos nós temos muitos relacionamentos de extremo valor e importância, mas Jesus precisa ser aquele a quem mais amamos e honramos em nossa vida.  Interessante notar que ele não usou como referência pessoas que estão um pouco mais distantes em nossos laços familiares e emotivos.  Jesus não disse que temos que amá-lo mais do que tios, primos ou sobrinhos.  Jesus disse: “mais do que pai, mãe, mulher, filhos, irmãos e irmãs.
 É sempre possível que pessoas a quem amamos sejam contra a nossa fé, e nesse caso acabem por nos colocar diante de uma escolha.
 Sabe o que acontece? Acabamos optando por aquele a quem mais amamos.  Às vezes, seguir a Jesus, não por desejarmos ou procurarmos isto, mas nos custará e nos custa o afastamento de pessoas a quem muito amamos.

2. Morrer a si mesmo e à maneira antiga de agir – Lucas 14.27.
É necessário também como Jesus falou em Lucas 14.27 morrer a si mesmo.
 Interessante Jesus ter usado este termo: “cruz”.
 Para nós hoje a cruz tem um significado diferente, quando ouvimos a palavra “cruz” nos dias de hoje, talvez pensemos só em coisas boas, porque nos lembramos de Jesus e dos benefícios de seu sacrifício em favor da humanidade.  Mas, naquela época, quando Jesus disse aos seus ouvintes, antes de Jesus mesmo ter morrido numa cruz, ser necessário tomar a sua cruz e seguí-lo, em que as pessoas pensaram?  A cruz só tinha uma finalidade – a cruz era um instrumento de execução, um instrumento usado para matar.  Seria semelhante a dizer nos dias de hoje: “aquele que não toma a sua ‘cadeira elétrica’ e não me segue, não pode ser meu discípulo”. Porque a cruz era um instrumento de execução da pena de morte. E aquelas pessoas obviamente pensaram nisto. o “Tomar a Cruz” é morrer.

Você mesmo, voluntariamente, matar-se.  Mas, em que sentido Jesus está falando isto? o Obviamente Jesus está falando sobre morrer a tudo aquilo que desagrada a Deus, a tudo aquilo que não corresponde à vontade de Deus. Morrer ao pecado, morrer à maneira antiga de agir.  É como diz Gálatas 5.24.
É nesse sentido que Jesus deseja que nós voluntariamente morramos – crucificando a nossa carne que tem desejos e vontades contrários à vontade de Deus.
o Devemos sim, crucificar a nossa carne ou o nosso corpo.
o Anular os nossos desejos pecaminosos para não fazer a própria vontade, mas a do Mestre.

3. Ser ciente do compromisso e grande responsabilidade que é seguí-lo – Lucas 14.28-32.
Jesus está ilustrando um fato importante.  Ninguém começa um projeto de vida tão grande – como, por exemplo, o de construir uma torre ou combater um outro exército sem entender o quanto isto irá lhe custar e sem estar disposto de fato a fazê-lo.  Não existe nenhum projeto de vida maior do que ser um seguidor de Jesus Cristo.  E nós devemos ter total ciência, conhecimento do compromisso e da responsabilidade que é ser um seguidor de Jesus.  Quando Jesus contou estas histórias, ele não queria insinuar que não é possível segui-lo, que nem todas as pessoas teriam as condições ou a capacidade de fazê-lo, e de fato, algumas pessoas podem não ter as condições ou a capacidade de fazê-lo, porque não estão dispostas a fazê-lo. Toda a nossa capacidade, toda a nossa condição de fazer o que é certo, vem de Deus, não está em nós mesmos.  Porém, Deus quer a nossa decisão de fazer o que é certo e ele vai nos dar as condições. Nunca foi o propósito de Jesus impedir uma pessoa de seguí-lo, mas sempre o de deixar claro que há condições que precisam ser observadas, e se não forem, essa não observância destas condições é que impossibilitarão os pretendentes a discípulos a seguirem-no com sucesso.
 Quer seguir a Jesus, então entenda, que este é o maior projeto que existe na vida e é de grande responsabilidade e seriedade.

4. Consagrar tudo a ele – Lucas 14.33.
Ou renunciar a tudo o que tem.
 O que significa renunciar a tudo que tem?
 Quando eu era jovem, ainda estudante queria ser um seguidor de Jesus, e li esta passagem, e pensei, “mas eu não tenho muita coisa”, “tenho meus livros e pouca coisa além disto” e pensei “será que tenho que vender meus livros?”
 E eu comecei a me perguntar se o que Jesus estava me pedindo era para eu vender os meus livros ou coisa parecida.
 Hoje eu até rio um pouco destas minhas conclusões.
 Porque na verdade, agora eu entendo, que Jesus está orientando a todo aquele que pretende ser seu seguidor a consagrar tudo a ele.  Precisamos consagrar tudo que temos e somos para servir a Jesus e a Seus propósitos, não aos nossos.  Sem Jesus, usamos as coisas que possuímos em benefício próprio, nos tornamos o centro de nossa própria vida.  Com Jesus, usamos tudo que possuímos e vivemos para a glória dEle.
 Eu conheço o caso de uma pessoa que trabalhava numa empresa, e era exigida a mentir aos clientes da empresa.
 E esta pessoa ao converter-se decidiu que não faria mais isto, e comunicou a seus superiores que daquele dia em diante, como cristão falaria sempre a verdade.
 Seus superiores lhe informaram que caso ela não se enquadrasse naquilo que a empresa praticasse, teria que sair da empresa.
 E esta pessoa com fé e coragem disse: “Se este for o preço eu pagarei”.
 E de fato, acabou por ser demitida.
 É isto que é consagrar tudo a Jesus.
 É deixar tudo nas mãos dele, para o sérvio dele e para a glória dele.

PRECISA-SE DE DISCÍPULOS
É comum lermos nos anúncios dos classificados de jornais, na seção de empregos, textos que começam com a palavra “Precisa-se”. Notamos também que tais anúncios são acompanhados de uma série de pré-requisitos que devem ser preenchidos pelos candidatos à vaga, caso contrário, não estarão aptos para aquela função.
Talvez pudéssemos, num esforço que visasse a evangelização, encher os jornais da cidade com um anúncio intitulado da seguinte forma: “Precisa-se de Discípulos”. E sem hesitar, colocar no corpo do anúncio os pré-requisitos a serem observados pelos que se candidatarem. Pois, o fato é que, da mesma forma que nem todos podem desempenhar qualquer função no mundo secular, nem todos podem ser discípulos de Jesus. No sentido que já falamos, porque nem todos estão dispostos a fazer o que é necessário para ser bem sucedido nesta tarefa. Esta afirmação esta que parece radical demais para a proposta do Evangelho que é a salvação de todos os homens. Mas, Jesus disse: “Se alguém vem a mim, e não... não pode ser meu discípulo” (Lucas 14.25-33). Enfatizando o positivo nós poderíamos dizer que: “Todos podem, desde que preencham as condições estabelecidas por Jesus”.
O anúncio poderia ficar mais ou menos assim:
Precisa-se de Discípulos: Pessoas que amem a Jesus acima de qualquer outro e ainda acima de sua própria vida, ao ponto de morrerem a si mesmas, anulando seus desejos pecaminosos e entregando a direção de suas vidas a Ele; permitindo assim, que Ele modifique seus pensamentos e comportamento. Pessoas que vivam e usem o que possuem para a honra e glória de Jesus e não em função de si mesmas. Alguém que não possua seu coração dividido entre Jesus e qualquer outra coisa qualquer ou outro alguém, pelo contrário, que dêem a Jesus o primeiro lugar em tudo, não havendo nada nem ninguém que receba maior atenção e dedicação do que Ele. Pessoas conscientes do compromisso e grande responsabilidade que é segui-lo, e que façam uma decisão pesando o quanto o discipulado irá lhes custar.
Aqueles que preencherem tais requisitos serão bem vindos; e os que não, infelizmente, não poderão atender a esta solicitação, pois não estão aptos.

"Adaptado do curso de teologia básico "DEIXE A BÍBLIA FALAR"
ESCOLA DA BÍBLIA EM BOA VIAGEM. Fone: 81-3342-5269

Nenhum comentário:

Postar um comentário